Fórum da ONU projeta recuperação dos oceanos pelos jovens PIN

Evento de Juventude e Inovação oficial da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (ONU) reúne jovens empreendedores, cientistas e ativistas de todo o mundo

Começa nesta sexta-feira (24) o Fórum de Juventude e Inovação oficial da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (ONU). Cerca de 150 jovens empreendedores, cientistas e ativistas de todo o mundo vão se reunir na Nova School of Business & Economics em Cascais, Portugal, com o objetivo de criar caminhos inovadores para proteger o oceano. Co-organizado pelos governos de Portugal e do Quênia, o evento acontece em parceria com a United Nations Global Compact Ocean Stewardship Coalition e a Sustainable Ocean Alliance.

Segundo o relatório Estado do Clima Mundial de 2021, da Organização Meteorológica Mundial, em 2021, os oceanos atingiram os níveis mais quentes e mais ácidos de que há registo. As emissões de carbono das atividades humanas estão resultando no aquecimento dos oceanos, na sua acidificação e na perda de oxigênio, ameaçando os organismos e os ecossistemas e impactando negativamente a segurança alimentar, o turismo e a economia.

Dentre os objetivos do fórum, estão a apresentação de soluções lideradas por jovens que atendem às metas do ODS 14 de 2020; fornecimento de treinamento, orientação, conexões com investidores e networking; destaque da importância de uma abordagem orientada pela ciência para negócios e políticas; envolvimento de jovens líderes como principais impulsionadores da mudança; oportunidade de contribuir para o processo político da Conferência dos Oceanos da ONU; e apoio aos jovens participantes na criação de soluções para os desafios em torno dos Cinco Pontos de Virada para um Oceano Saudável e Produtivo.

O Fórum também incluirá um “Innovathon”, onde equipes de cinco participantes trabalharão juntas para criar e propor novas soluções oceânicas. Todos os seminários presenciais, workshops e painéis de discussão também serão transmitidos ao vivo, para que as pessoas ao redor do mundo que não estão participando pessoalmente ainda possam assistir e participar.

Conferência dos oceanos

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em Lisboa, acontecerá a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, onde o mundo reúne esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030.

Como parte das primeiras fases da Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recentemente lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos. As palestras serão realizadas por Chefes de Estados e de Governo em conjunto com líderes do setor privado, da comunidade científica e outros parceiros. Todos dispostos a definir um novo caminho que assegure a proteção e a conservação dos oceanos e dos seus recursos.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp