Oceanos podem atenuar mudança climática PIN

Maior bioma da terra é destaque na Semana do Meio Ambiente da BR Marinas

Não há muito o que se comemorar quando o assunto é a sustentabilidade do maior bioma da Terra, formado pelos oceanos. A vida marinha, fundamental para a sobrevivência do planeta e para atenuar a mudança climática, está ameaçada pela degradação, afirma Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano.

O Dia Mundial do Oceano, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, e comemorado em 8 de junho, é uma data que incentiva a reflexão sobre a importância da conservação das águas marinhas. Como contribuição ao debate, a BR Marinas realiza, entre os dias 7 e 9 de junho, a 10ª

Semana do Meio Ambiente, na Marina da Glória, com programação que inclui palestras de pesquisadores e especialistas, oficinas e um mutirão de limpeza.

Gabriela Marins, CEO da BR Marinas, pontua que o intuito do evento é divulgar entre o público carioca a importância dos oceanos na atenuação das mudanças climáticas, o debate sobre a biodiversidade e as potencialidades do oceano, e a integração entre ciência, educação, políticas públicas e sociedade civil.

“Nós nascemos do mar e nossos valores sempre envolveram sustentabilidade, muito antes que o tema ganhasse relevância. Está no nosso DNA porque esse olhar precisa vir de dentro para fora nas corporações”.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e possuem 97% da água de todo o planeta. Dessa área são extraídos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado consumido no Brasil. A estimativa é que aproximadamente três bilhões de pessoas no mundo dependam dos mares como fonte de alimento.

“A sociedade e os tomadores de decisão estão prestando mais atenção aos oceanos, mas a transformação desse movimento em ações concretas de preservação, com resultados visíveis, ainda não está acontecendo”, afirma Turra.

Segundo ele, o coordenador da Cátedra Unesco, o movimento ESG é razoavelmente recente, mas já vem sendo executado em algumas instituições privadas e contribuído para racionalizar o uso de recursos e reduzir a geração de resíduos. A sociedade, de uma forma geral, vem buscando isso.

A grande preocupação é as empresas venderem uma imagem que não necessariamente corresponde à realidade. “Esse movimento tem que ser da academia e da sociedade”, diz ele. O discurso das instituições, empresas, e governos, tem que ser lastreado em ações concretas, acrescenta.

Da mesma forma que o oceano vem tendo destaque na agenda nacional e internacional, as temáticas mais variadas relacionadas ao social, ambiental e governança estão permeando os discursos das instituições em nível nacional e global. Segundo Turra, isso traz uma oportunidade de melhora da atual situação. É preciso que a melhora seja compatível com o discurso ou até além, tanto no nível individual quanto corporativo, e na sociedade como um todo”, finaliza.

Mutirão de limpeza na Marina da Glória

O evento organizado pela BR Marinas contará com palestras, uma feira com expositores de projetos ambientais e de pesquisa e uma ação de sensibilização ambiental: um mutirão de limpeza que irá acontecer no último dia da semana comemorativa. Além de estudantes de graduação de Biologia, Oceanografia e áreas afins, a programação terá atrativos para o público em geral.

As palestras serão realizadas por especialistas e pesquisadores dos setores público e privado e da sociedade civil. Entre os convidados, além de Turra, estarão: André Abreu, diretor de Políticas Internacionais para o Oceano da Fundação Tara Ocean; Enrico Marcovaldi, um dos coordenadores do Instituto Baleia Jubarte, e Simone Pennafirme, gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

As apresentações acontecerão de forma presencial, num espaço com capacidade para cem pessoas, e serão transmitidas ao vivo por meio do Canal no YouTube da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, permanecendo disponível para acesso ao público em geral.

Veja mais em:

https://campanha.brmarinas.com.br/semana-do-meio-ambiente

http://catedraoceano.iea.usp.br/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp